Perguntas Frequentes
Aqui poderá encontrar a resposta a algumas das perguntas mais frequentes. Senão encontrar aqui a informação que procura, não hesite em enviar-nos um email!
01
Quem pode praticar Aikido?
O Aikido é uma actividade que pode ser praticada por qualquer pessoa. Sendo uma arte marcial que se baseia nos movimentos naturais, não exige por isso que o praticante possua grande força física, o Aikido pode ser praticado por homens, mulheres, crianças e idosos.
02
É possível experimentar uma aula?
Claro. No nosso Dojo, incentivamos qualquer pessoa a experimentar uma aula antes de se inscrever.
03
Que graduações existem no Aikido?
No Aikido, as graduações dividem-se em Kyus e Dans. Qualquer praticante, sem graduação de Aikido, começa o seu treino como 6º Kyu, subindo na sua gradução até 1º Kyu. De seguida, o praticante poderá atingir a graduação de 1º Dan e assim sucessivamente até 4º Dan. As seguintes Graduações depois de 4º Dan (até ao 7º Dan) são adquiridas pela dedicação e esforço na prática do Aikido. O 8º e 9º Dan são exclusivos para Japoneses e o 10º Dan está reservado para o Doshu. No Aikido Iwama Ryu – Takemusu Aikido, todas as graduações de Kyu correspondem a um cinto de côr branca preservando assim aquilo que acontece tradicionalmente no Japão. O Cinto Negro é adquirido com a graduação de 1º Dan (Shodan) e mantém-se dali para a frente.
04
Gostaria de aprender uma actividade de defesa pessoal. O Aikido é adequado para tal?
Sim. Com o Aikido é possível aprender técnicas muito eficientes de defesa pessoal, mesmo contra agressores maiores e mais fortes. Porém, frisamos que, no Aikido, apenas se pretende que a intenção atacante se perca ou seja redirecionada contra o agressor, não sendo por isso uma arte marcial que fomente a luta ou a agressividade (corporal ou não) contra o agressor.
05
Porque não há competição no Aikido?
Ouçamos as palavras de Saito Morihiro Sensei, para perceber.
O Aikido vem do sabre (Ken) e distingue-se das outras artes marciais porque além de outras coisas o Aikido começou por ser um sistema marcial para lutar com e contra a espada. Depois de aprendidas as técnicas básicas a sua aplicação pode ser realizada a qualquer momento. No entanto há quem considere que para testar as técnicas e a sua eficácia deveria haver uma competição de qualquer forma. Isto é extremamente perigoso já que um desafio ou competição de aikido é feito com uma espada verdadeira. Dado que há perigo, então teriam que se fazer regras, e as técnicas que se poderiam aplicar ficariam reduzidas e limitadas. Essas limitações e restrições tornariam o Aikido limitado e difícil de entender. Por isso o Aikido deixaria de ser um Budo e passaria a ser um desporto.
Enquando disciplina o Aikido é uma arte de combate. No seu objectivo primáro não existem os conceitos de ganhar ou perder, mas sim “sobreviver”. Por este motivo não existem competições ou torneios. As técnicas não foram alteradas para se poderem usar com segurança em torneios ou combates. Desta forma as técnicas são ensinadas e usadas como se se tratasse de uma situação real, assegurando-se, no entanto, o bem-estar, integridade e segurança de todos os participantes no treino.
06
Existem regras para a prática do Aikido?
Sim. O’Sensei deixou-nos algumas regras para a prática do Aikido que transcrevemos aqui
-
O Aikido decide a vida e a morte com um só golpe. Por isso os alunos devem seguir escrupulosamente as instrucções do professor e não se envolver em concursos para ver quem é o mais forte; – praticar Aikido como deve de ser apenas se consegue seguindo as intrucções do professor
-
O Aikido foi desenvolvido para que um consiga vencer vários adversários. Por isso os alunos devem estar atentos não só ao que se passa à sua frente mas também ao que se está a passar atrás de si e ao seu lado; – O Aikido enquanto arte de combate é perfeito desde que se esteja atento a todos os lados não deixando qualquer abertura.
-
O treino deve ser sempre feito de forma jovial e agradável; – Começamos a desfrutar do treino assim que tivermos treinado o suficiente para não sermos incomodados pela dor.
-
O professor apenas poderá passar um aspecto reduzido do que é o Aikido. cabe ao aluno, através de incessante treino e prática descobrir o seu todo; – Não fiquem satisfeitos apenas com o que aprendem no dojo. Devem pensar, estudar, analisar, experimentar e digerir o que vos foi ensinado.
-
O treino diário deve começar por movimentar o corpo e só depois passar para formas mais vigorosas. Nada deve ser forçado contra a natureza ou contra a razão. Assim até pessoas idosas poderão desfrutar de um treino sem lesões e gozar a plenitude do Aikido; – As coisas não devem ser forçadas para além dos limites naturais ou razoáveis. O treino deverá ser adequado à sua condição física e idade.
-
O propósito do Aikido é treinar corpo e mente com vista a produzir pessoas sinceras e honestas. Uma vez que o Aikido é passado de uma pessoa para outra, não deve ser revelado ao acaso e a qualquer um dado que pode ser utilizado por pessoas mal intencionadas. – O fim do Aikido é desenvolver o ser humano até à sua perfeição. Não serve para demonstrações de Ego.
07
O que é necessário para praticar Aikido?
Aikido pratica-se num Dojo – sala própria para a prática de artes marciais, geralmente coberta de Tatami (tapetes) com um Kamisama (espécie de altar xintoísta) – geralmente situado num ginásio ou estrutura do género.
• Será necessário adquirir um Keikogi – fato de treino (gi – fato, Keiko – treino), erradamente e geralmente chamado de kimono (traje comprido e complexo usado pelas mulheres, com mangas largas, feito de seda bordada com motivos florais ou naturais, normalmente de cores vistosas). O Keikogi é composto por um casaco e calças brancos atado pela cintura por um Obi (cinto). Para o Aikido aconselhamos o Keikogi de Judo, por ser mais resistente. As lojas da especialidade vendem o Keikogi geralmente com o obi branco. Deste modo não necessitará de adquirir mais cintos pelo menos até à graduação de Shodan (1º Dan).
• Depois será conveniente adquirir as armas de Aikido: o Boken (sabre de madeira), o Jo (o bastão) e o Tanken – também denominado Tanto – (faca de madeira) e um saco para transporte das mesmas.
• Chegada a graduação de cinto negro passa-se a usar mais uma peça de roupa, o Hakama. O Hakama é uma peça de vestuário em forma de calças largas usada exclusivamente pela classe samurai no Japão feudal.
O uso do Hakama no Aikido prende-se com duas causas. A primeira é para indicar que se trata de um Budo – uma arte marcial tradicional, praticada apenas por aqueles que podiam usar as espadas: os bushi (ou Samurai).
A segunda é indicar ao praticante que atingiu um ponto de compromisso tal com a Arte que a sua vida se começou a gerir pelas sete virtudes do Bushido (o hakama tem sete pregas, cada uma representando uma dessas virtude) – Gi (Rectidão); Yu (Coragem); Jin (Compaixão); Rei (Respeito); Makoto (Honestidade); Meyo (Honra); Chugi (Lealdade).